O ano de 2021 está terminando e junto com ele vários projetos para o novo ano que irá começar, dentre esses a esperança de conseguir encontrar um emprego, ou ainda, para melhorar a posição que já temos.
Porém, a entrevista de emprego ainda é um tormento para muitas pessoas, que sentem-se nervosas e ansiosas.
Por esse motivo, deixo aqui algumas dicas que podem ajudar de alguma forma, para que a entrevista de emprego seja algo natural para você.
1 – Sempre é importante que você pesquise a respeito da empresa (se for aberta essa questão antes da entrevista, pois as vezes alguns entrevistadores preferem divulgar durante o processo). Saber o ramo da empresa, o que faz, onde atua, quantos anos está no mercado, dentre outras, serve também para que você já analise de antemão se realmente se sentirá a vontade trabalhando lá, e também para que você possa ir para a entrevista de alguma forma mais “familiarizado” com a empresa.
2- Responda algumas perguntas sozinho, em casa. Algumas questões dos entrevistadores já são meio de praxe, pois são pontos importantes que o recrutador precisa saber do candidato. Como por exemplo: “Seus pontos fortes”, “pontos a desenvolver”, “fale sobre você”, “qual o maior desafio da sua carreira”, “de que forma você pode contribuir com a nossa empresa”. Formule já as sua respostas para esses questionamentos (mas lembre-se SEMPRE de ser SINCERO). Você já tendo um “roteiro” do que vai responder, pode se sentir mais tranquilo (a) quando houver o questionamento
3 – Respiração. Há quem não acredite, mas praticar a respiração de forma consciente ajuda muito no relaxamento. Antes de entrar na entrevista, procure inspirar e expirar de forma profunda, em torno de 1, 2 minutos. A técnica de respiração é muito utilizada em meditação e yoga por exemplo, trazendo um equilíbrio.
4 – Vá para a entrevista ouvindo músicas que você goste. A música sempre é um calmante para a mente.
5- Conforme uma lembrança no tópico 3, seja sempre sincero. Se você tiver que “inventar” alguma situação, isso já lhe trará nervosismo natural. Pense que o recrutador é alguém como você, que também está ali trabalhando, e que também já passou por isso. Se a entrevista já for com o gestor da área, busque ficar confortável, imaginando que aquele poderá ser seu superior por um bom tempo, então, você deve se sentir a vontade na presença dele, sempre lembrando, claro, que há aquelas regrinhas básicas de etiqueta e marketing pessoal (farei um artigo sobre o assunto mais pra frente)
6 – Se programe para sair cedo de casa, para não correr o risco de chegar atrasado.
E lembre-se sempre: confie no seu potencial. O que for para ser seu, que te trará alegria, satisfação e realização, é o que dará certo.
E rumo ao melhor ano de sua vida!