Parece muito básico o que vou escrever nesse breve artigo, mas acreditem, trata-se de um grande problema que os profissionais de recrutamento passam diariamente; a falta de informações básicas no currículo.
Esse documento é o que irá causar a sua primeira impressão para a empresa. Um bom currículo pode lhe abrir as portas para participar de um processo seletivo, e conceder a chance de mostrar ao recrutador um pouco da sua personalidade e competências profissionais e técnicas.
Do contrário, um currículo visualmente desinteressante, e sem informações, lhe fará sequer ter a chance de mostrar a uma empresa o quão bom você é, mesmo sua apresentação não estando tão atrativa.
Então vamos lá. Não pode faltar, de forma alguma:
- Objetivos: o que você busca? Qual área, ou áreas lhe interessam? Escrever: “Gostaria de trabalhar nessa empresa buscando crescimento profissional” , não mostra o que realmente você sabe/quer fazer. Ou seja, deve estar descrito algo como “atuar na área de logística/almoxarifado”. Seja específico.
- Período de entrada e saída nas empresas anteriores. Escrever “2012-2013” e não colocar mês de entrada e saída, prejudica o recrutador de analisar o real tempo de atuação e experiência para a função. A pessoa pode ter entrado em Dezembro/2012 e saído em Fevereiro/2013, ou ainda, ter entrado em Janeiro/2012 e Dezembro/2013. Essa é uma informação importante para o recrutador.
- Idade: Alguns cargos são direcionados a primeiro emprego, outros buscam pessoas com mais experiência. A idade é um fator extremamente importante. Mais um item a ser lembrado.
Então, é hora de dar uma revisada no seu e incluir algum desses itens, caso estejam faltando.